Antes e depois: Borborema (PE) 990

Atendendo a um pedido (ou pelo menos parte dele) eis essas duas belezuras: BORBOREMA 990 [1]

BORBOREMA 990 [1]BORBOREMA 990 [3]BORBOREMA 990 [2]

Dono de força e ronco inigualáveis, os chassis Scania das séries 112 e 113 faziam os amantes de ônibus babarem e, principalmente os de motor dianteiro, faziam os motoristas enlouquecerem com o barulho as vezes ensurdecedor.

Esse chassi em especial começou a circular no ano de 1990 em uma carroceria Thamco Scorpion. Era fixo na linha T-401 – CDU/Caxangá/Boa Viagem, cujo código atual é o 440. Depois foi rodar muito pela linha R-032 – Setúbal (atual 032 – Setúbal(Conde da Boa Vista). Em 1999 , a Borborema o reencarroçou, desta vez em uma carroceria Marcopolo Torino GV com o padrão SEI Perimetral.

Depois de reencarroçado, o ônibus rodou basicamente nas linhas 050 – PE-15/Boa Viagem e 080-Joana Bezerra/Boa Viagem. Porém, devido a idade e ao alto consumo, a Borborema foi aos poucos colocando-o em viagens esporádicas até finalmente o aposentar em meados dos anos 2000.

http://onibusbrasil.com/foto/1026590/ – Foto com a carroceria Thamco Scorpion

http://onibusbrasil.com/foto/536553/ – Foto do mesmo chassi reencarroçado.

7 comentários em “Antes e depois: Borborema (PE) 990”

  1. Olá.

    Em primeiro gostaria de agradecer pelos desenhos, estão ótimos. Obrigado por ressuscitar esses clássicos que marcaram a cidade!

    Tenho só umas ressalvas (Por favor não se assuste com o tamanho do texto, mas sou mesmo detalhista e no final, ha uma informação interessante sobre os articulados):

    Sobre o Torino:

    1°Quando abro o desenho dele em nova guia, ele está “encolhido”.

    2° Já andei nesses carros e posso dizer que aquela janelinha perto da articulação tanto no lado direito como no esquerdo possuem o mesmo tamanho, mas no desenho, a janelinha esquerda está um pouco menor do que deveria, as duas devem “bater”, como mostram as fotos dos ex-Borboremas abaixo, serve também para a última janela do reboque traseiro:

    Lado direito: http://cdn.onibusbrasil.com/w.php?id=2192813

    Lado esquerdo: http://onibusbrasil.com/paulorenne/1834395/

    Abaixo está a miniatura do carro feitas com o desenho, aí você pode conferir os detalhes:

    Parte dianteira
    http://miniaturadeonibusdepapel.blogspot.com.br/2014/01/marcopolo-torino-scania-articulado_12.html

    Parte traseira:
    http://miniaturadeonibusdepapel.blogspot.com.br/2014/01/marcopolo-torino-scania-articulado.html

    3° Como mostram as fotos, o para-choque dele possui uns furinhos, mas no desenho está inteiriço.

    ——————————————————————————————————————————
    Sobre o Scorpion:

    1° Como mostram as fotos do Scorpion em 1997, após o acidente que motivou seu reencarroçamento:

    http://cactourbana.flogme.com.br/?id_foto=790885

    http://cactourbana.flogme.com.br/?id_foto=790877

    As Janelas da cabine de motorista são um pouquinho mais compridas que no desenho.

    2° Mesma coisa do Torino, as 2 últimas janelas do 2° carro, direita e esquerda, devem “bater” Abaixo está a miniatura do carro feitas com o desenho, aí você pode conferir os detalhes:

    Parte dianteira
    http://miniaturadeonibusdepapel.blogspot.com.br/2014/01/thamco-scorpion-scania-articulado-parte_12.html

    Parte traseira
    http://miniaturadeonibusdepapel.blogspot.com.br/2014/01/thamco-scorpion-scania-articulado-parte.html

    3° No desenho, todas as 5 janelas grandes (Excluindo a do motorista e a pequenininha que fica atrás dela, claro) da porção dianteira aparentam ter tamanhos iguais. Esta foto mostra que as que estão + perto da articulação tem formato quadrangular, enquanto as outras 4 são retângulos deitados

    http://andradebus.flogme.com.br/?id_foto=466638

    http://andradebus.flogme.com.br/?id_foto=466638
    _________________________________________________________________

    PS: Eu seu que fui eu quem pedi essa dobradinha aí, mas pesquisei mais a fundo sobre o assunto e descobri que não foi o Scorpion 990 que deu origem ao Torino GV 990.

    Como? A BOA teve 3 Scanias articulados, foi simples, só olhar as placas.

    Vitória 981 de placa XL-1419 –> Torino GV 990 de placa KHW-1419

    *Vitória branco:
    http://www.flogao.com.br/rodoviariaborborema/129744083

    *Vitória branco e cinza
    http://onibusbrasil.com/foto/973477/empresa

    *Torino
    http://maxionibusolinda.blogspot.com.br/2013/12/onde-esta-voce-borborema-990-e-pedrosa.html

    Scorpion 990 de placa XH-0701 –> Torino GV 980 de placa KFP-0701

    *Como Scorpion branco:
    http://onibusbrasil.com/foto/1026590/empresa

    *Como Torino:
    http://www.flogao.com.br/rodoviariaborborema/129251773

    Scorpion 991 de placa X(?)-1444 –> Torino GV 970 de placa KFM-1444

    *Scorpion branco e cinza:
    http://onibusbrasil.com/foto/1887014/empresa

    *Torino:
    http://onibusbrasil.com/foto/144756/

    Abraço e continue com o excelente trabalho de registrar essas máquinas recifenses!

    1. Agradeço as dicas e, aos poucos, farei as modificações. Seus comentários são ótimos, pois esses detalhes é que me fazem tentar melhorar mais e mais. Sobre o seu pedido anterior, aos poucos vai sair, ok? Queria entrar em contato para saber de mais alguns detalhes.

      Grato pela visita e pela atenção,
      Erick.

      1. Beleza. Também há alguns outros desenhos que gostaria de comentar. Pode perguntar os detalhes. Se for sobre o Ciferal OH da CDA, coloquei o prefixo e a linha por engano, vale o que está na foto postada. No caso do Svelto 2000, me enganei de empresa e linha (Vale o que está na foto tambémb, mas como não tem linha, bota a 118 Prazeres/ Boa Viagem)

        Não sei se isto será de valia, mas aqui vai:

        http://i1348.photobucket.com/albums/p722/Computicon/Borborema3_zps51cce12c.png?t=1389974100

        http://i1348.photobucket.com/albums/p722/Computicon/Borborema4_zps335a109f.png?t=1389974103

        São prints do Scorpion saídas de um vídeo institucional da Scania. Também dá pra ver o Jumbuss da progresso, Águia da Vera Cruz e de outra empresa (Caxangá?) e O Oda da CTU. Vou falar sobre esse último no post adequado.

        http://maxionibusolinda.blogspot.com.br/search/label/Scania?updated-max=2013-01-02T18:50:00-03:00&max-results=20&start=20&by-date=false

  2. Eu vi agora que você ajeitou o 990, ficou muito bom. O único detalhe faltante foi a frente em que faltou o parachoque furado. Mas o Lucas Rio, resolveu esse problema no blog dele

    No caso do Scorpion, o modelo ideal seria o do blog Central Bus, que postaram em Maio desse ano.

    Se pudesse ajeitar esses detalhes eu ficaria grato.

  3. Sobre o Scorpion, use o modelo do blog Central Bus, é o que mais se aproxima do modelo da Borborema:

    http://centralbusdesign.blogspot.com.br/2014/05/thamco-scorpion-scania-s112al.html

    Esse Torino articulado também possui itinerário lateral. Ele e seus irmãos. Outra coisa que possuem em comum é o parachoque dianteiro furado.

    http://onibusbrasil.com/foto/144756/empresa

    http://onibusbrasil.com/foto/2690147/empresa

    E uma dúvida: que modelo de sanfona dobrada é esse que você usou no Vitória e no Torino?

  4. Vander, é tão difícil fazer as modificações que eu pedi no Torino (botar os furos no parachoque) e ajeitar as janelas do Scorpion (use o modelo do Central Bus)?

    Ponha o itinerário lateral no Torino também, detalhe esse mencionado pelo Trevor.

    1. Bem, Nigga, não são. Não é implicância, de maneira alguma. As vezes dá um pouco de preguiça mesmo, cara (risos).

      Eu pego os desenhos em branco de várias fontes boas, como os da galera do FBus Desenhos (fbusdesenhos.blogspot.com.br), onde o Maílson Amâncio é fera, da galera do Central Bus (centralbusdesign.blogspot.com.br), cujo trabalho do Ramon é muito massa e, confesso, muitas vezes as configurações estão daquele jeito, ou também eu erro ao tentar modificar algo (imperícia minha mesmo) e me passa despercebido.

      Muito pela vontade de tentar acompanhar os pedidos do pessoal, muito por preguiça, muito por cansaço… mas infelizmente ficam desenhos sem as devidas correções. Mas que serão feitas. Tô justamente revendo meus desenhos em branco em meu hd para tentar levar as melhores imagens de ônibus antigos.

      Bem, um grande problema é que, devido à pirataria, muitos artistas vão deixando de fazer desenhos em branco de carrocerias antigas e essa é a reclamação deles. O “mercado” de antigos tá meio defasado em relação aos VIP IV, aos G7, aos BRT’s, etc. Falta material. Faltam mais detalhes, em relação aos mais novos e isso a galera do Central Bus é a única que mantém essa categoria.

      Bem, tenho minha pasta de ônibus do meu HD:
      Tenho 1,42 GB de dados nela. São divididos em:
      – Álbum de fotos (Só das empresas de Pernambuco);
      – Encarroçadoras (Em que estão os desenhos em branco – São 42 Encarroçadoras com desenhos em branco que tenho);
      – Idéias (que são fotos diversas para alterar a configuração de um desenho em branco, criar um modelo que não tenho desenho em branco);
      – Uma pasta só de logos e rodas/peças/acessórios/placas, etc.
      – ônibus Clássicos ou atuais (Que tem apenas desenhos feitos for mim de ônibus das empresas daqui de Pernambuco)

      Das 42 Encarroçadoras, vão para centenas de modelos, milhares de configurações, algumas feitas do zero por mim, o que dá um trabalho arretado. Bem, o que peço é mais paciência e que deixe seu e-mail correto e atualizado para que vc receba a imagem por ele, talvez seja talvez a unica alternativa, rs.

      Valeu, Nigga!!!

Deixe um comentário